PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA VISANDO MAIS SUCESSO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS

Elisabete Ferreira Borges, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, Humberto Marcondes Estevam

Resumo


O presente artigo analisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, enquanto política pública que favorece a formação inicial e continuada do professor fundamentada em um referencial teórico que dá suporte para a problematização da realidade relacionada à atividade docente. Para realizar o trabalho foram utilizadas, como metodologia, a pesquisa bibliográfica de documentos legais, artigos e livros que abordam a formação dos profissionais da educação e o PIBID como possibilidade de construção do sucesso escolar. Foram levantados dados que possibilitaram a análise das atividades que vão desde o cotidiano escolar até eventos de sucesso realizados no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais vinculados ao PIBID. As considerações finais apontam o PIBID como uma alternativa que cria um movimento nas escolas que desacomoda práticas pedagógicas e imprime um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar.


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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1721

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