PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA VISANDO MAIS SUCESSO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Elisabete Ferreira Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM
  • Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM
  • Humberto Marcondes Estevam Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1721

Resumo

O presente artigo analisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, enquanto política pública que favorece a formação inicial e continuada do professor fundamentada em um referencial teórico que dá suporte para a problematização da realidade relacionada à atividade docente. Para realizar o trabalho foram utilizadas, como metodologia, a pesquisa bibliográfica de documentos legais, artigos e livros que abordam a formação dos profissionais da educação e o PIBID como possibilidade de construção do sucesso escolar. Foram levantados dados que possibilitaram a análise das atividades que vão desde o cotidiano escolar até eventos de sucesso realizados no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais vinculados ao PIBID. As considerações finais apontam o PIBID como uma alternativa que cria um movimento nas escolas que desacomoda práticas pedagógicas e imprime um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

BORGES, E. F.; FERREIRA, E. R. A.; ESTEVAM, H. M. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA VISANDO MAIS SUCESSO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1721. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1721. Acesso em: 20 abr. 2024.