DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS TÉCNICOS COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DE ENSINO

Romes Belchior da Silva Junior, Marilene Ribeiro Resende

Resumo


Este trabalho se insere no contexto do desenvolvimento profissional de professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio. O objetivo é analisar o desenvolvimento profissional dos professores, a partir de um processo formativo, focando o planejamento de ensino.  Apoia-se no referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, de Vigotski, Leontiev, Davydov, dentre outros. Na metodologia, utiliza-se o experimento didático-formativo, originado do método genético causal de Vigotski. Os participantes da pesquisa são professores de uma instituição privada de Uberaba - MG, atuantes no mercado de trabalho local e novos no exercício da docência. O experimento didático formativo constituirá de quatro encontros com três horas de duração cada, no segundo semestre de 2015, no âmbito da escola. A análise será realizada com a definição de unidades de análise, propostas a partir do referencial teórico e dos dados empíricos. Espera-se que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento profissional desses professores. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1723

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.