DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS TÉCNICOS COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DE ENSINO

Autores

  • Romes Belchior da Silva Junior Universidade de Uberaba – UNIUBE
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba – UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1723

Resumo

Este trabalho se insere no contexto do desenvolvimento profissional de professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio. O objetivo é analisar o desenvolvimento profissional dos professores, a partir de um processo formativo, focando o planejamento de ensino.  Apoia-se no referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, de Vigotski, Leontiev, Davydov, dentre outros. Na metodologia, utiliza-se o experimento didático-formativo, originado do método genético causal de Vigotski. Os participantes da pesquisa são professores de uma instituição privada de Uberaba - MG, atuantes no mercado de trabalho local e novos no exercício da docência. O experimento didático formativo constituirá de quatro encontros com três horas de duração cada, no segundo semestre de 2015, no âmbito da escola. A análise será realizada com a definição de unidades de análise, propostas a partir do referencial teórico e dos dados empíricos. Espera-se que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento profissional desses professores. 

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

JUNIOR, R. B. da S.; RESENDE, M. R. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS TÉCNICOS COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1723. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1723. Acesso em: 16 abr. 2024.