FORMAÇÃO DOCENTE: A AUTONOMIA NA CONVERSAÇÃO

Marcilena Assis Toledo, Carla Helena Fernandes

Resumo


A escola vem sofrendo grandes mudanças, tendo como maior desafio contribuir na formação de sujeitos conscientes de si e do contexto que habitam. A atuação docente é importante dispositivo nesse processo e a formação continuada pode contribuir significativamente. Referimos-nos à formação que tem como base a reflexão individual e coletiva sobre o exercício docente e os contextos de trabalho. A pesquisa, desenvolvida com professores de uma escola estadual de Pouso Alegre-MG, objetivou, em um espaço coletivo de circulação da palavra, a Conversação, investigar em que medida os dilemas vividos pelos professores quando partilhados com seus pares podem ser mobilizadores de reflexões sobre a prática docente e, como consequência, de formação profissional. Os resultados indicaram que a ausência de autonomia surge como um atravessamento na/da docência, porém a reflexão em espaço coletivo pode contribuir na reapropriação, pelo professor, de seu saber e fazer, o que entendemos como formativo. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.