ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: TRAMAS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Keila Miotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1731

Resumo

O trabalho discute a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área. A escola, localizada no sul de Minas Gerais, foi criada em 1918 no modelo das antigas escolas agrotécnicas. Na Educação Física, as modalidades esportivas e a preparação de equipes se fizeram tradicionais nesse contexto escolar, sendo que a disciplina e a competição eram parte da formação dos alunos-atletas. Frente às solicitações contemporâneas, o desafio posto aos professores é construir educação escolar que contemple, por um lado, o currículo escolar e, por outro, o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir das situações cotidianas em que certezas deixam de responder às questões da prática. 

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

MIOTTO, K. ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: TRAMAS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO SUL DE MINAS GERAIS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1731. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1731. Acesso em: 28 mar. 2024.