ANÁLISE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO FORMADOR DE PROFESSORES

Autores

  • Walêska Dayse Dias de Sousa Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1732

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar possibilidades didáticas que contribuam com a constituição da práxis pedagógica do formador de professores. É parte de pesquisa de doutorado concluída em 2016 que realizou intervenção didático-formativa com formadores de professores que atuam nos cursos de licenciatura da UFTM. Os procedimentos teórico-metodológicos que orientaram a pesquisa foram constituídos em três etapas: diagnóstico, intervenção e análise de dados, com a realização de entrevistas, observação de aulas e encontro de estudos. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a teoria histórico-cultural, que valoriza o bom ensino entendendo que a sua organização adequada e consciente contribui para adiantar e guiar o desenvolvimento dos sujeitos. Entre os resultados alcançados observou-se que o formador de professores constitui sua práxis pedagógica quando tem domínio teórico de conceitos que fundamentam sua prática, possibilitando que ele faça escolhas didáticas conscientes e intencionais, contribuindo, assim para o seu desenvolvimento profissional. 

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

SOUSA, W. D. D. de. ANÁLISE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO FORMADOR DE PROFESSORES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1732. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1732. Acesso em: 20 abr. 2024.