ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM NÍVEL MÉDIO E A PREPARAÇÃO DOS CIDADÃOS PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

Autores

  • Danilo Rothberg Unesp - Universidade Estadual Paulista
  • Gabriel Augusto Cação Quinato Unesp - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.186

Resumo

O conceito de alfabetização científica encontra-se na atualidade permeado por princípios eventualmente incompatíveis entre si. Desenvolvimento de habilidades cognitivas, preparação para a continuidade dos estudos em nível superior, ingresso no mercado de trabalho e formação da cidadania estão entre os objetivos da educação para a ciência, que muitas vezes competem entre si no cotidiano escolar. No contexto das relações CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), a dimensão política da ciência deve ser contemplada pelo ensino de ciências. Este artigo revisa o conceito de alfabetização científica no contexto das relações CTSA e caracteriza razões e meios para que o ensino de física em nível médio abranja conteúdos curriculares sobre consumo e produção de energia a fim de prover a formação necessária para avaliar políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, em particular o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020, posto em consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia em 2011.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Unesp - Universidade Estadual Paulista

Docente da Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Departamento de Ciências Humanas. Atua principalmente com os seguintes temas: sociologia da comunicação; teoria e ética do jornalismo; participação política e democracia digital; inclusão digital; educação para mídia; estudos de ciência, tecnologia e sociedade; ensino de ciências; divulgação científica.

Gabriel Augusto Cação Quinato, Unesp - Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp - Universidade Estadual Paulista

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

ROTHBERG, D.; CAÇÃO QUINATO, G. A. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM NÍVEL MÉDIO E A PREPARAÇÃO DOS CIDADÃOS PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.186. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/186. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua