O CORPO E O PROFESSOR DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Natália Papacídero Magrin Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Marina Melo Cintra
  • Wagner Wey Moreira

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1867

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar, no discurso de professores atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, as concepções de corpo/corporeidade. A pesquisa foi realizada em Uma Escola Estadual de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, na qual mediante autorização da direção foram contatadas 4 professoras regentes de turma e responsáveis pelo processo de escolarização no quinto ano do Ensino Fundamental da escola em questão. A técnica escolhida para este estudo foi a entrevista estrutura e a interpretação dos dados realizada pela Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, proposta por Moreira, Simões, Porto (2005). A maioria diz ser o corpo um conjunto de órgãos e membros, e trabalharem o corpo do aluno apenas na teoria ou com música e desenhos. Consideramos que a maioria das professoras entrevistadas ainda apresenta uma visão cartesiana do corpo

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

MAGRIN, N. P.; CINTRA, M. M.; MOREIRA, W. W. O CORPO E O PROFESSOR DE TEMPO INTEGRAL. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1867. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1867. Acesso em: 24 abr. 2024.