TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade de Uberaba – (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.187

Resumo

Ao firmar-se como modalidade de ensino-aprendizagem adequada aos anseios de uma sociedade que precisa qualificar-se, a Educação a Distância no Ensino Superior, doravante denominada de EAD, renova a concepção do que é o espaço escolar e do que é o fazer pedagógico. Nesse contexto, um dos sujeitos ativos nesse novo paradigma educacional é o tutor, profissional cuja função ainda carece de compreensão e definição, seja em função da especificidade metodológica demandada por essa modalidade de educação, seja em função da necessidade de habilidades e competências no manuseio das novas tecnologias da informação. Valendo-se de um estudo qualitativo de natureza fenomenológica, devidamente apoiado em uma plataforma teórica constituída para esta finalidade, este trabalho teve por objetivo discutir algumas necessidades, oportunidades e desafios impostos a esses profissionais fundamentais na EAD. A discussão abordou  aspectos relacionados à sua identidade profissional, sua formação, a organização e as condições em que desempenha suas atividades profissionais-acadêmicas. Sendo que, ao final, foi possível perceber que esse docente se diferencia do professor convencional pelas práticas que realiza ao promover a educação de seu aprendiz. O tutor deve estimular a participação do grupo, acompanhar e mediar a construção do conhecimento, promover a criação de vínculos sociais e afetivos e demonstrar capacitação para lidar com a tecnologia. Esses e outros fatores mostram que o docente que atua na EAD precisa de habilidades que sejam próprias ao seu fazer pedagógico. A experiência docente no ensino convencional é recomendável, mas uma modalidade complexa como a EAD requer preparo específico e continuado singulares.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Ex-professor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis a Distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Eduação a Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos e, ainda, Métodos Quantitativos Aplicados.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba – (UNIUBE)

Especialista em língula e literatura inglesa e professora do curso de Licenciatura em Letras da Universidade de Uberaba (UNIUBE - Campus Rondon - Uberlândia)

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

CARMO, C. R. S.; CARMO, R. de O. S. TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.187. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/187. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua