A CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES EM UBERABA: ELEMENTOS PARA A PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE

Diego Carlos Pereira

Resumo


Este trabalho insere-se nas problemáticas da profissionalidade e identidade dos professores que atuam em cursos de licenciatura presenciais em Uberaba-MG. O objetivo central deste texto é apresentar e discutir uma caracterização destes professores formadores suscitando elementos e atributos que constituem a profissionalidade e a identidade destes docentes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa e, para este texto, utilizamos dados oriundos de questionários mistos respondidos por professores formadores da cidade, sendo esta, uma etapa inicial do estudo. Com os dados percebemos que a atribuição de pertencimento à profissão docente dos sujeitos pesquisados representam uma problemática instigante, visto que, muitos não se identificam como licenciados. Problematizamos que os professores formadores em Uberaba possuem uma relação identitária (re)construída com o lugar já que mudaram pelas questões profissionais. Também inferimos que a formação continuada desses professores e sua atuação profissional no trabalho docente representam desafios para o ensino superior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1871

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.