O PERFIL DOS CURSISTAS DE UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Maira dos Santos Mussato, Regina Maria Rovigati Simões

Resumo


O objetivo foi caracterizar o perfil e verificar como ocorreu o interesse pelo curso de Aperfeiçoamento Educação Integral: Expressões verbais e corporais, oferecido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM vinculado ao Programa Mais Educação da SEB/MEC. Para tal, foi aplicado um questionário a 56 cursistas, que além de identifica-los verificou como ocorreu a participação. Os resultados mostraram que dois são homens e tem idade entre 20 e 60 anos. A maior parte tem menos de cinco anos de formados, porém 55% deles já havia participado de algum curso de Formação Continuada. Um dado relevante é que a maioria frequentou o curso de forma espontânea (82%), em detrimento de 18% que participaram por incentivo, obrigação ou motivo não revelado. É de conhecimento geral a necessidade da formação continuada na carreira docente e diante da complexidade que é abordagem dessa busca pelos profissionais docentes devemos tentar estimular com essas discussões a necessidade de capacitação especial para atuação na Escola de Tempo Integral, para que haja o real comprometimento com a formação integral do aluno.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1873

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.