IMPACTOS DAS AÇÕES DO PIBID NAS ESCOLAS DE UBERABA-MG

Marinalva Vieira Barbosa, Natália Ap. Morato Fernandes, Juliana Bertucci Barbosa

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre os impactos das ações do Pibid nas escolas de Uberaba. A pesquisa tem como objetivo identificar mudanças introduzidas no cotidiano escolar a partir do desenvolvimento de atividades do Pibid, seja em relação à dinâmica de funcionamento da escola, aos comportamentos e atitudes dos sujeitos envolvidos, bem como em relação aos processos de ensinoaprendizagem e de formação continuada. A obtenção de dados está sendo realizada por meio de questionários, entrevistas e grupos focais tendo como sujeitos diretores, professores e alunos de escolas que receberam o PIBID, bem como pela análise de documentos como relatórios de atividades e outros registros que expressam as representações de coordenadores de área, professores supervisores, licenciandos e alunos das escolas sobre o programa. Neste trabalho serão apresentadas algumas reflexões construídas a partir dos dados obtidos nos questionários aplicados a diretores e professores das escolas pesquisadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1874

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.