Uma análise da interdisciplinaridade na docência universitária: a percepção dos professores da UESB

Andrêssa Silva Rodrigues, Ennia Débora Passos Braga Pires

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva docente sobre a contribuição da interdisciplinaridade na prática docente e na construção do conhecimento. Procurou-se averiguar o que pensam os docentes, sobre a interdisciplinaridade como fomentadora do desenvolvimento e competência docente tanto no campo do ensino quanto no campo da pesquisa; identificar a concepção dos docentes sobre a abordagem do conhecimento científico, a contextualização entre as ideias estudadas com a realidade dos discentes e a interação entre educador e educando, teoria e ação. O estudo fundamentou-se em autores contemporâneos, dentre os quais: Anastasiou (2006), Fazenda (2001; 2011), Masetto (2008), Pimenta (2000; 2008), Severino (2008) e Veiga (2006) que discutem a docência universitária. Foram entrevistados 10 (dez) professores dos cursos de Biologia, Química e Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste da Bahia. Constatou-se que os docentes das distintas áreas do conhecimento percebem a interdisciplinaridade como uma abordagem que proporciona um ensino mais próximo da complexidade dos fatos sociais vivenciados pelos alunos, e que promove a dialogicidade entre os pares. Contudo, a pesquisa evidencia que, apesar dos docentes reconhecerem esses aspectos, a interdisciplinaridade é pouco pensada e exercida na instituição estudada. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de iniciativas tanto institucionais quanto pessoais quanto à formação continuada dos docentes que atuam no Ensino Superior.

Palavras-chave: Formação continuada. Interdisciplinaridade. Docência Universitária.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2061

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.