Dos livros didáticos aos protótipos de ensino: em direção a um web-currículo

Fabiana Marsaro-Pavan

Resumo


Embora o desenvolvimento e a popularização das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TIDC) as estejam aproximado cada vez mais da sala de aula, não podemos negar que elas ainda estão longe de integrar efetivamente o cotidiano escolar. Mesmo que nossa realidade seja cada vez mais on-line, digital, multissemiótica e plural, o que tem nos levado a questionar até mesmo o papel (e o futuro) da escola, os materiais mais tradicionais como livros didáticos, apostilados e sequências didática continuam a circular, ainda que por vezes disputem espaço com computadores, tablets, Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) e Objetos Educacionais Digitais (OED), geralmente em iniciativas bastante difusas, irregulares e desencontradas. Levando em conta que, em um contexto de novos multiletramentos (ROJO, no prelo), torna-se cada vez mais necessário estudar dispositivos didáticos que sejam capazes de atender mais satisfatoriamente às demandas atuais, no espaço disponível neste artigo buscaremos estabelecer um breve panorama do status atual dos materiais didáticos que têm circulado na escola brasileira, procurando identificar as características e fragilidades que fazem com que eles nos pareçam cada vez menos adequados para concretizar o que Almeida (2014) convencionou chamar de web-currículos. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2098

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.