A experiência de mestrandos no campo da pesquisa educacional e os saberes em torno da construção de seu objeto de estudo

Messias Dieb, Pollyana Nobre Melo, Fernando Antônio Batista dos Santos Júnior

Resumo


Discutimos a relação de mestrandos na área da Educação com a atividade de pesquisa, tendo como recorte o processo de construção de seus objetos de estudo. A teoria da Relação com Saber de Charlot (2000) foi usada como fundamentação para análise dos dados. Fizemos o registro de entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 2 (dois) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), situados, respectivamente, nos campi do Benfica e do Itaperi, em Fortaleza – CE. A análise das entrevistas mostrou que, para os mestrandos recém-ingressos no curso de pós- graduação, a construção do objeto de estudo está pautada na coerência e na viabilidade entre as orientações teóricas e metodológicas da investigação pretendida, assim como nas experiências pedagógicas cotidianas e no desejo do pesquisador em relação a um determinado tema de seu interesse.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no campo educacional. Relação com o saber. Objeto de estudo. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.