A experiência de mestrandos no campo da pesquisa educacional e os saberes em torno da construção de seu objeto de estudo

Autores

  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará - UFC http://orcid.org/0000-0003-1437-791X
  • Pollyana Nobre Melo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fernando Antônio Batista dos Santos Júnior Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2102

Resumo

Discutimos a relação de mestrandos na área da Educação com a atividade de pesquisa, tendo como recorte o processo de construção de seus objetos de estudo. A teoria da Relação com Saber de Charlot (2000) foi usada como fundamentação para análise dos dados. Fizemos o registro de entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 2 (dois) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), situados, respectivamente, nos campi do Benfica e do Itaperi, em Fortaleza – CE. A análise das entrevistas mostrou que, para os mestrandos recém-ingressos no curso de pós- graduação, a construção do objeto de estudo está pautada na coerência e na viabilidade entre as orientações teóricas e metodológicas da investigação pretendida, assim como nas experiências pedagógicas cotidianas e no desejo do pesquisador em relação a um determinado tema de seu interesse.

Biografia do Autor

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES, pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos. 

Fernando Antônio Batista dos Santos Júnior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Universidade Federal do Ceará - UFC.

Referências

BOURDIEU, P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. A noção de relação com saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In. CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Trad. Murad, Fátima. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 15-31.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a Educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FREITAS, M. T. A. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T. A.; JOBIM E SOUZA, S. ; KRAMER, S. (Org.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, p. 26-38.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. rev. e atual. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

SÁ, C. P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

DIEB, M.; MELO, P. N.; SANTOS JÚNIOR, F. A. B. dos. A experiência de mestrandos no campo da pesquisa educacional e os saberes em torno da construção de seu objeto de estudo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 24–40, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.2102. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2102. Acesso em: 19 abr. 2024.