FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Magna Aspásia Silva Fontinelle Godinho

Resumo


Esse ensaio visa à discussão da importância da Formação Continuada de Professores, do desafio da formação tecnológica e do comprometimento profissional da educação, frente às mudanças de paradigmas e de suas ensinagens. A formação do docente inicia-se no seio familiar, perpassando pela Universidade nos cursos de graduação, e segue seu curso ao longo da vida. A formação continuada é um processo complexo e multideterminado, que ganha materialidade em espaços múltiplos e letrados, contribuindo muito para a história da educação, não se resumindo apenas a cursos e treinamentos, mas sim, na construção de novos saberes, como as Tecnologias da Informação. Vivemos no mundo globalizado ultrapassando, dessa forma, a fronteira da decodificação dos conteúdos. O papel do professor hoje é o de mediador do conhecimento, uma vez que, a formação discente abrange todo o coletivo escolar educacional e congrega com as suas necessidades sociais, valores humanos, éticos, morais. No entanto, para uma melhora significativa é preciso que o professorado participe ativamente nas mudanças e inovações pedagógicas e que suas opiniões sejam aceitas e consideradas para que o processo de formação de professores seja considerado importante na construção dos conhecimentos científicos e saberes pedagógicos, levando-o a diferentes e múltiplas direções na formação do homem.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias da informação. Valores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.