A construção da cidade civilizada: Uberaba na virada do século XIX-XX

Autores

  • Raniele Duarte Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2273

Resumo

Considerando que a palavra civilização está diretamente relacionada à ideia de cidade, objetiva-se apresentar no artigo uma discussão a respeito dessa temática tomando como referência a cidade de Uberaba/MG no período que compreende o final do século XIX e início do século XX. Para tanto, procedeu-se à consulta de atas da câmara municipal, jornais, memorialistas e códigos de posturas. Por meio da análise desses documentos constatou-se que o processo de ordenamento da cidade resultava de relações sociais, políticas, econômicas e culturais que tinham como finalidade construir a imagem da urbe civilizada.   

Biografia do Autor

Raniele Duarte Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem como área de pesquisa a História Cultural, com ênfase nos estudos sobre História das cidades, processos civilizadores, patrimônio histórico, memória, bem como imprensa no Brasil republicano.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

OLIVEIRA, R. D. A construção da cidade civilizada: Uberaba na virada do século XIX-XX. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 3–16, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2273. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2273. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua