ÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE SOCIEDADE, ETICISTAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Mauro Sergio de Paula

Resumo


O estudo discute a relação existente entre o processo de formação profissional de saúde e a sua conduta ética na atuação profissional e objetiva contribuir com argumentos sobre o papel da educação na formação moral do indivíduo. A partir de reportagem noticiando práticas eticamente condenáveis em uma clínica de reprodução assistida, buscou-se, responder à seguinte indagação: O que leva um profissional a renegar suas responsabilidades profissionais, éticas e morais? Será que o seu processo de formação em nada contribuiu para a observância dessas responsabilidades? Observou-se que existe o predomínio de um modelo educacional que prioriza a formação técnica do indivíduo em detrimento de uma formação mais humana que contemple a construção de valores no futuro profissional, caracterizado como um modelo desencadeador de posturas que atentam contra a dignidade da vida e da pessoa humana. Vislumbra-se, para a superação desse modelo a necessidade de uma abordagem ética, desvinculada da pura temática deontológica, em todo o processo de formação do futuro profissional, pois a ética, embora constitua uma instância que somente o indivíduo pode desenvolver, se estimulada, poderá promover a dimensão moral do aluno em formação. Considerou-se que o desafio da formação ética do futuro profissional transcende a pedagogia e necessita de um diálogo entre os eticistas, os profissionais das diversas áreas e a sociedade, com vistas a promover as alterações paradigmáticas necessárias para se alcançar novas atitudes frente ao conhecimento e a transmissão de valores.

Palavras-chave: Ética. Educação. Formação profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.