As implicações do processo de formação continuada no fazer docente

André Luciano Alves, Gilberto Ferreira da Silva

Resumo


O presente artigo discute a formação de professores em especial, a continuada em suas propostas e concepções na América Latina. Busca propor e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada de professores do ensino fundamental e a qualificação da prática docente desses profissionais. O estudo desenvolve-se por meio da pesquisa ação com aporte etnográfico. Os resultados da pesquisa apontam que na América Latina as concepções e práticas de formação continuada, heterogêneas e sobre as quais está uma gama de práticas, ainda as mesmas se sustentam na ideia de superação do déficit/lacunas deixadas pela formação inicial. Portanto o desafio posto a ser enfrentado é de constituir os momentos de formação continuada de professores um espaço qualificador da prática docente e que, consequentemente contribua para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.