As implicações do processo de formação continuada no fazer docente

Autores

  • André Luciano Alves Universidade La Salle
  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2444

Resumo

O presente artigo discute a formação de professores em especial, a continuada em suas propostas e concepções na América Latina. Busca propor e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada de professores do ensino fundamental e a qualificação da prática docente desses profissionais. O estudo desenvolve-se por meio da pesquisa ação com aporte etnográfico. Os resultados da pesquisa apontam que na América Latina as concepções e práticas de formação continuada, heterogêneas e sobre as quais está uma gama de práticas, ainda as mesmas se sustentam na ideia de superação do déficit/lacunas deixadas pela formação inicial. Portanto o desafio posto a ser enfrentado é de constituir os momentos de formação continuada de professores um espaço qualificador da prática docente e que, consequentemente contribua para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

André Luciano Alves, Universidade La Salle

Pedagogo (PUC/RS), Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade (Universidade Feevale) e Doutorando em Educação (universidade La Salle).

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Filósofo, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS) e Pós-Doutorado (Universitat de Barcelona). Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

ALVES, A. L.; SILVA, G. F. da. As implicações do processo de formação continuada no fazer docente. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 43–59, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2444. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2444. Acesso em: 16 abr. 2024.