Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular

Autores

  • Mirian Célia Castellain Guebert Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2550

Resumo

Com o advento do processo inclusivo na educação, o qual prevê a escolarização da pessoa independe de suas características individuais. O estudo tem por finalidade identificar quais estratégias de ensino são desenvolvidas por professores alfabetizadores para que alunos com diagnósticos de deficiência intelectual aprendam a ler e escrever.   Este trabalho tem como objetivo buscar identificar quais são as estratégias desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a coleta dos dados foi utilizado a observação direta em sala de aula do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola reconhecida pela qualidade expressa em seus processos pedagógicos, sendo a instituição privada e localizada na capital do estado do Paraná.  As análises dos dados aferiram dois eixos: a adaptação das atividades com relação ao estudante com deficiência intelectual; a relação do conteúdo/forma trabalhados e o rendimento do aluno. Neste trabalho, foram tecidas discussões a luz das teorias de Bernstein (1988), Ferreiro (1992) e Vigotski (1994). Os resultados identificam que as práticas desenvolvidas pelo professor observado não atendem às diferentes formas de aprendizagens dos discentes, que implica num déficit nos processos de construção da leitura e escrita que comprometem a escolarização dos aprendizes, especialmente do aluno com deficiência intelectual.  

PALAVRAS-CHAVE: Práticas Docentes. Alfabetização. Deficientes intelectuais. 


Biografia do Autor

Mirian Célia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela Universidade Tuiuti do Paraná(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, processo de ensino aprendizagem, competências profissionais, inclusão escolar, formação de professores, politicas públicas direitos humanos e ação docente.

Referências

BRASIL. Lei n. 9394/1996, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEESP, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília: MEC/SEESP, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos: deficiência intelectual. Brasília: MEC/SEESP, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Deficiência intelectual - (Atendimento educacional especializado). Brasília: MEC/SEESP, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreira para aprendizagem educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CARVALHO, Giselda Benedita Jordão De. O diagnóstico da deficiência intelectual no contexto de inclusão: uma proposta de avaliação psicopedagógica contextualizada e interventiva. Brasília: UnB, Dissertação de Mestrado 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreira para aprendizagem educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Declaração de Salamanca, e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO/Ministerio de Educación y de la Ciencia, 1994.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 20ª Ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GONZALEZ, Eugênio. Necessidades educacionais específicas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PACHECO, José. Caminhos para inclusão: guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª Ed. São Paulo: Ática, 2001.

__________Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TFOUNI, Leda Verdani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

GUEBERT, M. C. C. Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 280–299, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2550. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2550. Acesso em: 29 mar. 2024.