Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil

Francéli Brizolla, Claudete da Silva Lima Martins

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que teve como objetivo investigar ações institucionais realizadas por universidades federais da região Sul do Brasil, com vistas à implementação e a oferta de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidades/superdotação. A pesquisa investigou a organização das políticas institucionais para implementação da educação inclusiva em nove (09) universidades federais da Região Sul, bem como a organização das ações de atendimento pedagógico para estudantes com deficiência no âmbito dessas universidades. O objeto de análise deste texto são os dados coletados por meio de questionário destinado aos núcleos de inclusão e acessibilidade de tais universidades, os quais foram respondidos pelas equipes coordenadoras dos Núcleos de Acessibilidade das universidades federais investigadas. O estudo foi desenvolvido no período de março/2014 a dezembro/2016. A partir dos dados coletados foi possível compor um “retrato” das políticas instituições vigentes em prol da educação inclusiva, evidenciando assim, os principais desafios postos às universidades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2573

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.