Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil

Autores

  • Francéli Brizolla UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA http://orcid.org/0000-0001-7987-2044
  • Claudete da Silva Lima Martins UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2573

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que teve como objetivo investigar ações institucionais realizadas por universidades federais da região Sul do Brasil, com vistas à implementação e a oferta de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidades/superdotação. A pesquisa investigou a organização das políticas institucionais para implementação da educação inclusiva em nove (09) universidades federais da Região Sul, bem como a organização das ações de atendimento pedagógico para estudantes com deficiência no âmbito dessas universidades. O objeto de análise deste texto são os dados coletados por meio de questionário destinado aos núcleos de inclusão e acessibilidade de tais universidades, os quais foram respondidos pelas equipes coordenadoras dos Núcleos de Acessibilidade das universidades federais investigadas. O estudo foi desenvolvido no período de março/2014 a dezembro/2016. A partir dos dados coletados foi possível compor um “retrato” das políticas instituições vigentes em prol da educação inclusiva, evidenciando assim, os principais desafios postos às universidades.

Biografia do Autor

Francéli Brizolla, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Sou licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) - área de política e gestão da educação - no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS). Além de realizar docência no ensino superior, atuo no campo geral da educação e especificamente na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com as seguintes temáticas: necessidades educacionais especiais, acessibilidade e inclusão na educação básica e no ensino superior, escolarização e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e políticas públicas de inclusão escolar - gestão dos sistemas e das instituições de ensino. Atuo na formação docente nos cursos de licenciatura - formação inicial - e em cursos de formação continuada e extensão. Atuei como Coordenadora do NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015). Atualmente, exerço docência na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (campus Dom Pedrito, RS) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE/campus Bagé, RS), assim como em Especializações com temáticas na educação, diversidade cultural e formação de educadores. Líder do Grupo INCLUSIVE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior, que atua com estudos e pesquisas na área da diversidade e inclusão e acessibilidade pedagógica na perspectiva da Educação para Todos. Resido em Bagé (Campanha Gaúcha) e sou mãe de Giovana, João e Mariah Flor!

Claudete da Silva Lima Martins, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Professora Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente de componentes curriculares da área da Educação. Membro do Grupo de Estudos em Educação, Histórias e Narrativas (GEEHN) e do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica e Ensino Superior. Coordenadora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UNIPAMPA. Vice-coordenadora do curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural oferecido pela Universidade Federal do Pampa. Doutora em Educação, na linha de Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, desenvolvendo e participando de pesquisa ligadas as tecnologias da comunicação e da informação, formação docente e Educação Inclusiva (2008). Possui mestrado em Educação (10/2007) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui duas especializações relacionadas com a formação de professores na modalidades de Educação Especial, realizadas na Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2000). Foi orientadora educacional e professora efetiva da rede Municipal e estadual de Ensino de Bagé/RS. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação inclusiva, práticas pedagógicas e currículo.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

BRIZOLLA, F.; MARTINS, C. da S. L. Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 136–150, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2573. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2573. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua