Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): mapeando sua contribuição para a formação continuada de professores alfabetizadores

Autores

  • Lais Suzana Kurutz Asquidamini Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV
  • Rosana Beatriz Ansai Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV
  • Kelen dos Santos Junges Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2578

Resumo

O presente texto apresenta pesquisa realizada com o objetivo de investigar a contribuição da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores. O estudo teve caráter exploratório o qualitativo, apoiado em pesquisa de campo. A coleta de dados foi constituída por um questionário semiestruturado composto por nove perguntas. Os dados foram analisados, categorizados e sistematizados em gráficos e tabelas. Considera-se que o PNAIC contribui para a formação dos professores alfabetizadores, trazendo novas metodologias que auxiliam na prática pedagógica aplicada em sala de aula, influenciando positivamente a aprendizagem dos alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental.  

Biografia do Autor

Lais Suzana Kurutz Asquidamini, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Acadêmica concluinte do Curso de Pedagogia - UNESPAR/FAFIUV

Formada em Ciências Biológicas - UNESPAR/FAFIUV

Especialista em Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais - UNESPAR/FAFIUV

Acadêmica Bolsista do Projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID.

Rosana Beatriz Ansai, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Possui graduação em Ciências e Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Especialista em Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Atualmente é professora assistente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Coordenadora do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. Coordenadora do Projeto de Extensão Espaço da Mamãe Universitária do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNESPAR Campus de União da Vitória. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática ? GEPE e líder do Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores - NEFIPP .Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Formação Docente.

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Doutora em Educação pela PUCPR. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unespar/Campus de União da Vitória/PR. Coordenadora de Área do Projeto Mão Amiga – Capes/Pibid. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE), Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores e membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR, ambos vinculados ao CNPQ.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. Ministério da educação. Gabinete do ministro. Portaria nº 867 de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/2016/Portarias/PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.pdf. Acesso em 10 de maio de 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Apresentacao%20MIOLO.pdf Acesso em 18 maio 2016.

DASSOLER, O. B; LIMA, D. M. S. A formação e a profissionalização docente: características, ousadas e saberes. IX ANPED SUL. Seminário de pesquisa em Educação da região do Sul. 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/

viewFile/3171/522. Acesso em 4 maio 2016.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo. 2010.

FREITAS, D; VILLANI, A. Formação de Professores de Ciências: Um desafio sem limites. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n. 3, p. 215-230, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID90/v7_n3_a2002.pdf Acesso em 25 maio 2016.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives in Psychology, 140, p. 1-55,1932. Disponível em https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf Acesso em 5 maio 2016.

LIMA, P. G; BARRETO, E. M. G; LIMA, R. R. Formação Docente: Uma Reflexão Necessária. Revista de Educação Educare et Educare. Campus de Cascavel. Ed. Edunioeste. Vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007. p. 91-101. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/1657-5850-1-PB.pdf Acesso em 10 jun. 2016.

LUCIO, E. O. O Pacto Nacional Pelos Direitos do Professor Alfabetizador: por uma política de responsabilidade e uma docência de responsividade. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 1, jan./ jun. 2013. p. 111-118. Disponível em: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2013/07/112-118-Fale-para-o-professor.pdf Acesso em 10 jun. 2016.

SILVA JÚNIOR, S. D; COSTA, F. J; Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia. Publicado por: ABEP – Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa. Disponível em: www.revistapmkt.com.br Acesso em 20 jun. 2016.

SOUZA, E. E. P. A formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). In: X ANPED SUL, Florianópolis. Anais. Outubro de 2014, p. 1-18. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/95-0.pdf Acesso em 15 jun. 2016.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TEDESCO, S. Formação continuada de professores: experiências integradoras de políticas educacionais – PNAIC e PROUCA – para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública. 2015. Tese (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/7084/1/000466414-Texto%2BCompleto-0.pdf Acesso em 10 maio 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

KURUTZ ASQUIDAMINI, L. S.; ANSAI, R. B.; JUNGES, K. dos S. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): mapeando sua contribuição para a formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 190–207, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2578. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2578. Acesso em: 28 mar. 2024.