Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): mapeando sua contribuição para a formação continuada de professores alfabetizadores

Lais Suzana Kurutz Asquidamini, Rosana Beatriz Ansai, Kelen dos Santos Junges

Resumo


O presente texto apresenta pesquisa realizada com o objetivo de investigar a contribuição da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores. O estudo teve caráter exploratório o qualitativo, apoiado em pesquisa de campo. A coleta de dados foi constituída por um questionário semiestruturado composto por nove perguntas. Os dados foram analisados, categorizados e sistematizados em gráficos e tabelas. Considera-se que o PNAIC contribui para a formação dos professores alfabetizadores, trazendo novas metodologias que auxiliam na prática pedagógica aplicada em sala de aula, influenciando positivamente a aprendizagem dos alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental.  


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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2578

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