Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação profissional e tecnológica na perspectiva politécnica

Autores

  • Karla Rodrigues Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Anápolis. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.
  • Cláudia Helena dos Santos Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Bruno Gonçalves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2586

Resumo

O objetivo deste trabalho é o apresentar o levantamento das produções acadêmicas brasileiras que versaram sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva politécnica, atentando às inter-relações que inferem nesta temática bem como os desafios à ela concernentes. Para tanto, fundamentado em Sánchez Gamboa (2012), Triviños (1987), Fazenda (2000) e Medeiros Neta (2016), foi realizado um estudo bibliográfico de caráter exploratório no Portal de Periódico CAPES, utilizando os descritores: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Omnilateral; Escola Unitária; Educação Politécnica e Trabalho como Princípio Educativo, sendo considerados os artigos publicados entre os anos de 2010 e 2017. Os resultados de tais publicações destacam a potencialidade da Educação Profissional atuar como instrumento de emancipação humana, contudo evidenciam a escassez de estudos que debrucem sobre os Cursos Técnicos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Biografia do Autor

Karla Rodrigues Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Anápolis. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.  Licenciada em Química (2017), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharel em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica. Membro do Grupo de Pesquisas Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação.

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Doutora em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica. Membro do grupo de pesquisa KADJÓT. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Bruno Gonçalves dos Santos

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades (TECCER). Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2019-04-18

Como Citar

MOTA, K. R.; ARAÚJO, C. H. dos S.; SANTOS, B. G. dos. Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação profissional e tecnológica na perspectiva politécnica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 162–180, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2586. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2586. Acesso em: 29 mar. 2024.