A EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E DESIGUALDADES

Débora Peruchin

Resumo


Este trabalho apresenta relações entre desenvolvimento, desigualdade e educação, com foco específico no Brasil. É feita uma breve contextualização das desigualdades em âmbito global, caracterizadas por uma desigual distribuição de renda. A educação é apontada como um caminho para a igualdade. O sistema educacional brasileiro é apresentado considerando seus objetivos e os problemas a serem enfrentados. A sociedade brasileira historicamente é caracterizada pela exclusão econômica e social de grande parte da população. O sistema educacional reflete as desigualdades existentes na sociedade. Há, portanto, a necessidade de políticas públicas que priorizem o combate à pobreza e às desigualdades. Assim, existem muitos desafios a serem enfrentados no Brasil para que seja ofertada uma educação de qualidade a todos os cidadãos do país.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.