A música na prática docente do pedagogo: reflexões sobre o estágio na Educação Infantil

Autores

  • Isadora Brezolin Santana Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2603

Resumo

Encontrar música nas escolas de educação infantil é algo natural, porém, o trabalho com conhecimentos específicos dessa área do conhecimento muitas vezes se torna um desafio para o professor que não é formado em Música. Neste artigo pretendemos refletir sobre as possibilidades do pedagogo inserir conhecimentos musicais em sua docência. Para isso, trazemos ao longo do texto um relato de experiência de práticas realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal XXXX. Essas práticas, realizadas em uma turma de berçário, tiveram como referência a proposta pedagógico-musical da educadora musical Josette Feres em seu livro “Bebê – música e movimento”. A pesquisa e reflexão sobre as práticas realizadas tiveram como caminho metodológico a pesquisa-participante e como referenciais pesquisadores da educação musical, dentre os quais Feres (1998), Brito (2003), Ilari (2009) e Joly (2011). Ao perceber que a inclusão de práticas musicais no estágio com bebês pôde ser realizada, concluímos que é possível que o pedagogo, com estudo e aprofundamento de conhecimentos pedagógico-musicais, proponha atividades musicais específicas aos bebês durante a prática docente e esperamos que as atividades descritas sirvam de exemplo para professores que buscam incluir conhecimentos musicais em suas aulas na educação infantil.

Biografia do Autor

Isadora Brezolin Santana, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Antonio Alves Ramos.

Vanessa Weber, Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Educação, pedagoga e bacharel em Música - Flauta Transversal pela mesma universidade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Senac - São Paulo. Professora do departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul e do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

SANTANA, I. B.; WEBER, V. A música na prática docente do pedagogo: reflexões sobre o estágio na Educação Infantil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 100–115, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2603. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2603. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência