As contribuições da Educação Física na formação intercultural de professores indígenas na UFG

Autores

  • Tiago Onofre da Silva FEF - UnB
  • Francisco Luiz de Marchi FEFD UFG
  • Wilson Luiz Lino de Sousa FEFD UFG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v11i3.2625

Resumo

No presente artigo pretende-se relatar uma experiência com o processo de formação de professores indígenas, no âmbito da educação física, realizado na Faculdade de Educação Física em janeiro de 2009. A formação de professores indígenas – Licenciatura Intercultural – é organizada pela Faculdade de Letras da UFG, tendo por objetivo a formação de professores para atuarem no ensino fundamental e médio das escolas indígenas. Dentre os conteúdos tratados no currículo do referido curso se encontra o tema contextual esporte e lazer, parte integrante da matriz de formação básica do professor.  O texto ora apresentado se refere aos processos formativos do professor indígena, no que tange às trocas interculturais de conhecimentos acerca das manifestações da cultura corporal, em especial no esporte e lazer, tendo como metodologia norteadora do processo a pedagogia histórico-crítica.

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí: Uniu, 1994.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-critica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 2000.

SAVIANI, Demerval. Educação Socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os Desafios da Sociedade de Classes. In: Marxismo e Educação: Debates Contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

DA SILVA, T. O.; DE MARCHI, F. L.; SOUSA, W. L. L. de. As contribuições da Educação Física na formação intercultural de professores indígenas na UFG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 198–211, 2018. DOI: 10.18554/rt.v11i3.2625. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2625. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência