O PIBID enquanto política educacional: repercussões para a formação de professores de Educação Física

Autores

  • Daiane Dalla Nora Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2648

Palavras-chave:

Políticas públicas. Educação Física. Educação.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar o PIBID enquanto política educacional e suas repercussões para a formação de professores de Educação Física. Para a compreensão do real fizemos uso da entrevista semiestruturada, com acadêmicos que participaram do subprojeto e estão cursando o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Constatou-se que o PIBID – “Cultura esportiva da escola” enquanto política educacional é uma ação compensatória que acaba preenchendo lacunas da formação inicial. Além de ser uma política de adesão individual, própria da política neoliberal, que prejudica e desmobiliza ações coletivas desqualificando a formação de professores de Educação Física.

Biografia do Autor

Daiane Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Educação Física-Licenciatura (2011). Especialista em Educação Física Escolar (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física (2015) pela UFSM. Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação e professora da rede municipal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS. Realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas Educacionais.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física desta instituição. É vice-líder do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

DALLA NORA, D.; RIBAS, J. F. M. O PIBID enquanto política educacional: repercussões para a formação de professores de Educação Física. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 77–90, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2648. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2648. Acesso em: 16 abr. 2024.