O estágio e a formação em gestão educacional no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)

Beatriz Gomes Nadal, Elismara Zaias Kailer, Patricia Correia de Paula Marcoccia

Resumo


O presente trabalho tematiza o estágio na formação em gestão educacional no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Considera que a formação para atuação neste campo foi historicamente assumida pelo curso, o que pressupõe uma formação profissional capaz de responder aos conhecimentos específicos deste campo, assim como de desenvolver tal identidade ao longo da formação. Reconhece o estágio como dimensão essencial nesse processo pelas possibilidades de produção de sínteses teórico-práticas que sua dinâmica viabiliza. O objetivo do artigo é discutir o papel do estágio na formação das equipes de gestão no âmbito do Curso de Pedagogia da UEPG, problematizando o modo pelo qual situações didáticas podem mediar as relações teórico-práticas, o estabelecimento de sínteses, o desenvolvimento de aprendizagens e formação profissional no campo da gestão escolar.


Palavras-chave


Curso de Pedagogia. Gestão Escolar. Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, M. J. MOREIRA, M. A. RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento profissional do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização. Londrina, Eduel, 1998.

FREITAS, R. A. M. da M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.

CAVAGNARI, L. B. SANTOS, S.A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso normal superior com mídias interativas. Olhar de professor, Ponta Grossa, n. 6, v. 1, p. 119-134, 2003.

PAPI, S. O. G. P. Professores: formação e profissionalização. São Paulo: Junqueira e Marin, 2005.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, S. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 2, n. 2,p. 81-93, jan./dez.1999.




DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.