A formação do diretor de escola: limites e possibilidades na conjuntura da política educacional atual

Autores

  • Eduardo Santos Araujo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2685

Palavras-chave:

Formação de diretores. Políticas públicas educacionais. Gestão escolar.

Resumo

O trabalho ora apresentado discute a formação de diretores de escolas de educação básica como fator preponderante para que se alcance melhoria na qualidade educacional pública. Com recorte prioritário na rede de estado de educação de Minas Gerais, as políticas públicas (relativas ao tema) disponíveis são apresentadas e brevemente analisadas. A partir de Lück (2000 e 2009), Paro (2010), Teixeira e Malini (2012), entre outros, é construída a base teórica que visa responder à pergunta: Por que formar diretores? A partir dos hiatos formativos constatados, a importância do trabalho se constrói em torno do anúncio da carência de políticas públicas mais sistematizadas na rede estadual de educação em tela. Depreende-se que este tipo de pesquisa pela academia pode ser preponderante no processo de indicação do tema para inserção na agenda das políticas público-educacionais.

Biografia do Autor

Eduardo Santos Araujo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Eduardo Santos Araújo é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF (2017) e especialista em Gestão Escolar pela UFMG (2015). Concluiu o curso de Letras (Licenciatura nas Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas) pela UNEB (2005). Tornou-se professor efetivo do quadro da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lecionando Língua Portuguesa em 2006. Na Educação básica foi Vice-Diretor (por mais de 1 ano) e Diretor Escolar (por mais de 7 anos). Além da área da educação, cursou disciplinas de Teologia e Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), BH. Tem interesse nos temas relacionados à educação, especialmente à gestão escolar e educacional e políticas públicas correlatas. Foi aprovado no processo seletivo para iniciar o Doutorado em educação em 2018 na UFMG.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

ARAUJO, E. S. A formação do diretor de escola: limites e possibilidades na conjuntura da política educacional atual. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 87–101, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2685. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2685. Acesso em: 20 abr. 2024.