Campo, habitus escolar e habitus militar: internalização de disposições no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG

Autores

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2687

Palavras-chave:

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba). Habitus. Campo.

Resumo

Este trabalho tem como objeto o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), fundado em 1964 e administrado pela Polícia Militar de Minas Gerais. Objetiva-se analisar a apropriação de certas práticas no colégio, a partir de modos de pensar e agir adotados pelas pessoas que ocupam e ocuparam aquele espaço escolar. Foi utilizada pesquisa qualitativa, tendo como fonte entrevistas, o Regimento Escolar (2014) e o Plano de Desenvolvimento da Escola (2014). Para se entender essas práticas, a pesquisa faz uso dos escritos de Bourdieu com relação aos conceitos de habitus e de campo. Os resultados revelam a coexistência, no CTPM-Uberaba, de um habitus escolar – expresso nas próprias disposições das instituições escolares com relação ao processo ensino-aprendizagem – e de um habitus militar, expresso nas práticas das corporações militares, como a hierarquia, a disciplina militar e o ufanismo.

Biografia do Autor

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação UNESP/Marília, professora contratada UFTM, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) UNESP/Assis.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. B. Campo, habitus escolar e habitus militar: internalização de disposições no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 181–195, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2687. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2687. Acesso em: 28 mar. 2024.