A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Alcina Maria Testa Braz da Silva

Resumo


Resumo
Esse estudo se propõe refletir sobre questões relacionadas à prática pedagógica dos professores, buscando identificar o papel que esse professor desempenha ao lidar com situações de ensino e de aprendizagem envolvendo a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A contextualização teórica da prática pedagógica como processo social tem por base os estudos das Representações Sociais, a partir da construção teórico-metodológica de Moscovici (1978, 1981, 1984, 1986, 1988, 2003). Uma análise das tecnologias como ferramentas sócio - culturais encaminha a discussão para compreender as concepções que se difundem e circulam no cotidiano escolar como um processo de construção de representações sociais no âmbito educacional e a relação deste processo com a apropriação dessas ferramentas.

Palavras-chave: Representações Sociais, Tecnologias, Prática Pedagógica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v5i1.274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.