Uma proposta de aprendizagem baseada no sujeito aprendiz

Autores

  • Roberta Rodrigues Ponciano Instituto Federal de Goiás -Câmpus Itumbiara.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2919

Palavras-chave:

Cidadania. Projeto de ensino. Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa ressalta a descrição e os resultados de uma ação pedagógica a partir da elaboração de uma palestra intitulada “Quando eu me encontrar, o que vai ser? – Um mix de emoções”, como parte das atividades desenvolvidas no projeto de ensino “Juventude em Debate: uma proposta interdisciplinar”, ofertado no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Itumbiara. A palestra e as dinâmicas visaram abordar assuntos solicitados pelos estudantes, devido à necessidade de uma discussão direcionada para a realidade escolar e às suas vivências de forma geral; isso permitiu a democratização do conhecimento produzido e sua atualização na construção da cidadania. Assim, as atividades foram feitas de maneira solidária e articulada, buscando o avanço contínuo do conhecimento, além de ampliar os caminhos já construídos e estabelecer novos percursos.

Biografia do Autor

Roberta Rodrigues Ponciano, Instituto Federal de Goiás -Câmpus Itumbiara.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela UFU. Participa como estudante no grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana - HISTEDBR da Universidade Federal de Uberlândia.É Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara. Participa de ações educativas voluntárias de formação do cidadão. Atualmente desenvolve pesquisas na área de trabalho e educação sobretudo nos seguintes temas: educação profissional, gênero, trabalho docente e tecnologias educacionais.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.

COLL, C. et al. (Orgs.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. In: LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. A educação escolar pública e democrática no contexto atual: um desafio fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, P. G. O PPP como instrumento do exercício participativo e democrático. In: BOSCO, A. (Org.). PPP: participação, gestão e qualidade da educação. Uberlândia: Assis, 2015.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. 1996. Disponível em: <http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/paradigma_emergente.pdf>. Acesso em: 14 maio 2014.

TORRES, R. M. Educação popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1987.

VEIGA, I. P. A. et al. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 2006.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

PONCIANO, R. R. Uma proposta de aprendizagem baseada no sujeito aprendiz. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 146–155, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2919. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2919. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência