Teoria ator-rede e educação: no rastro de possíveis associações

Autores

  • Diane Schlieck Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0002-3786-262X
  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2984

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede. Educação. Busca Sistemática.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma busca sistemática realizada na produção científica e acadêmica relacionada à temática Teoria Ator-Rede (TAR) e possíveis articulações com pesquisas na área da Educação. O período das buscas concentrou-se entre os anos de 2010 à 2017, foram utilizados os descritores: “Teoria Ator-Rede” e “Educação” e as bases de dados foram: “Periódicos da Capes”, “Scielo”, “BDTD” e o banco de dados da biblioteca da UDESC. Foram encontrados sete estudos que atenderam aos critérios de busca , os quais estão descritos e analisados neste artigo. Neste sentido, pode-se afirmar que, na área da Educação, as pesquisas que dialogam com a TAR ainda são pouco numerosas, desvelando-se assim, um espaço de investigação a ser construído.

Biografia do Autor

Diane Schlieck, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui Graduação em Pedagogia pela UFSM/RS (2002) e Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ (2010). Durante quatro anos foi Professora dos Anos Iniciais, da rede pública e privada (Escola dos Sonhos) de Florianópolis. No ano de 2009, efetivou-se na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis como Auxiliar de Ensino, onde coordenou a Sala Informatizada, da ED Jurerê, por dois anos. Em 2011, efetivou-se novamente na RME de Florianópolis, como Professora de Ensino de Tecnologia Educacional, na EBM Intendente Aricomedes da Silva. Em 2013 e 2015, ganhou o Prêmio de Professor Nota 10 de Florianópolis, com os Projetos "Blog da Horta EBIAS" e "Animação: criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion". No ano de 2013, participou como bolsista de Escola Básica do Projeto OBEDUC/UDESC. Em 2014 tornou-se mãe da Valentina. No primeiro semestre de 2016, cursou, como aluna especial, a disciplina Educação e Cibercultura, do PRGE/UDESC, ministrada pela Professora Doutora Martha Kaschny Borges. E, neste mesmo ano, começou a cursar o Mestrado em Educação, na UDESC, sob a orientação da Professora Doutora Martha Kaschny Borges, na Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Educaciber - Educação e Cibercultura.

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital. Atualmente é a Presidente da Aliança Francesa de Florianópolis.

Referências

ÁVILA, Silviane de Luca.

BORGES, Martha Kaschny.

CALLON, Michel.

CZARNIAWSKA, B.

LATOUR, Bruno.

LAW, J.

LEMOS, André.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

SCHLIECK, D.; BORGES, M. K. Teoria ator-rede e educação: no rastro de possíveis associações. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 175–198, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2984. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2984. Acesso em: 19 abr. 2024.