Estado do conhecimento: práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento profissional docente do professor da Educação Superior

Autores

  • Vania Maria de Oliveira Vieira UNIVERSIDADE DE UBERABA http://orcid,org/0000-0002-7963-4879
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha UNIUBE
  • Camilla de Oliveira Vieira UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2994

Palavras-chave:

Estudo do conhecimento. Formação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Pedagógicas. Ensino Superior.

Resumo

Este estudo integra uma pesquisa maior que busca identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes de três universidades do Triângulo Mineiro, sobre formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior. De caráter bibliográfico e com o propósito de constituir-se em um estudo preliminar, esta pesquisa realizou um Estado do Conhecimento, compreendido como uma metodologia que permite mapear produções científicas relativas a um determinado tema. Tomou como objetivo geral verificar o que já foi produzido e pesquisado sobre a temática “formação e desenvolvimento profissional docente na educação superior”, para, assim, subsidiar teoricamente os estudos da pesquisa maior. Para a realização do estudo, utilizaram-se como fonte de pesquisa artigos científicos publicados na plataforma Scielo, no período de agosto a outubro de 2017, a partir dos termos indutores:  a) Desenvolvimento Profissional Docente do Professor da Educação Superior; b) A Formação Continuada de Professores no Ensino Superior; e c) Práticas Pedagógicas na Educação Superior. Desta busca, encontraram-se 55 artigos, dos quais, após leitura dos respectivos resumos, foram selecionados 25. A análise dos dados contou com o auxílio do software Eramutq, para uma compressão maior dos resultados das pesquisas.  Esses resultados evidenciam um consenso de que, para a maioria das pesquisas, as dificuldades ou fragilidades formativas dos professores dizem respeito à compreensão e desenvolvimento das práticas pedagógicas no Ensino Superior.

 

Biografia do Autor

Vania Maria de Oliveira Vieira, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e no PPGE/UNIUBE. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP ? Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola de 2014 a 2016. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa  GDEPRES - Desenvolvimento Profissional Docente e Representações, certificado pelo CNPq em 2016. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual. 

Marilene Ribeiro Resende, UNIUBE

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem". Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação no período de 2008 a 2017. Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do "Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP., cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped, indicada em 2014. Atua como editor da Revista Profissão Docente, ligada ao PPGE/Uniube. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números, matemática na licenciatura e na educação básica, educação algébrica e educação a distância.

Camilla de Oliveira Vieira, UNIUBE

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE Mestre em Educação pela UNIUBE. Graduada em Direito e Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol. Especialista em Direito Processual também pela Universidade de Uberaba. Atualmente é gestora dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Ciências Contábeis na modalidade EAD. Coordena os cursos de Especialização em Gestão Jurídica Pública e Gestão Jurídica Privada na UNIUBE. Atua como professora responsável no curso de Especialização em Direito Tributário. Desenvolve pesquisa nos campos da Antropologia, Ensino Jurídico, Direito, Cidadania e Democracia com ênfase na área de Direito Econômico e Empresarial. Docente das disciplinas de Legislação Trabalhista e Previdenciária e Legislação Tributária. Integra a Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ. É membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Referências

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 6, n. 10, p. 51-61, Feb. 2002.

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. Pedagogical training of medicine professors. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 18, n. 1, p. 102-108, Feb. 2010 .

DAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar et al . Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 14, n. 3, p. 699-721, Dec. 2016 .

DELGADO, Carolina Barrientos, GÁMEZ, Antonio Navío. Formador de la educación superior técnico profesional: Percepciones sobre su trabajo docente.

Estudios Pedagógicos XLI, N° 1: 45-61, 2015.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FREIRE, Leila Inês Follmann; FERNANDEZ, Carmen. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 1, p. 255-272, 2015.

GAZZINELLI, Maria Flavia et al . Educational Group Practices in Primary Care: Interaction Between Professionals, Users and Knowledge. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 49, n. 2, p. 0284-0291, Apr. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HENRIQUE, Daniel Christian; CUNHA, Sieglinde Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.

LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, Aug. 2015.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 21, n. 61, p. 421-434, June 2017 .

MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan.-abr., 2015.

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Rev. bras. educ. fís. esporte (Impr.), São Paulo , v. 25, n. 3, p. 497-511, Sept. 2011.

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo , v. 27, n. 4, p. 633-645, Dec. 2013.

MIGUÉIS, A; et al. A. A importância das palavras-chave dos artigos científicos da área das Ciências Farmacêuticas, depositados no Estudo Geral: estudo comparativo com os termos atribuídos na MEDLINE. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, Ed. esp., p. 112-125, jul./dez. 2013.

MORGADO, José Carlos. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente: que relação? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 345-361, jul. 2014;

MOROSINIA, M. C; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

PASQUALLI, Roberta; CARVALHO, Marie Jane Soares. Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 523-540, 2016.

PATRICIO, Zuleica Maria et al . Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 15, n. 39, p. 1159-1172, Dec. 2011.

PEDROSO, Maísa Beltrame; CUNHA, Maria Isabel da. Vivendo a inovação: as experiências no curso de nutrição. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 12, n. 24, p. 141-152, Mar. 2008.

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; CESAR, Danilo Rodrigues. Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 21, n. 2, p. 619-636, July 2016

PEREIRA, Wilza Rocha; TAVARES, Cláudia Mara Melo. Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional. Rev Esc Enferm USP 2010. Disponível em: www.ee.usp.br/reeusp/. Acesso em: 23/abr/2018.

PRADO, Marta Lenise do et al . Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 172-177, Mar. 2012 .

PRETTO, Nelson De Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Editora UFPR. Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010.

PRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA. Oséias Santos de. O desenvolvimento profissional dos professores da educação superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Revista Educ. Soc.

SEBOLD, L.F; CARRARO; T.E. A prática pedagógica para o docente em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Revista Enferméria Global. Vol. 10, Núm. 2. 2011.

STANO, Rita de Cássia M. T.. O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia. Educ. rev., Curitiba, n. 57, p. 275-290, Sept. 2015.

VINCENZI, Ariana De. co). Concepciones de enseñanza y su relación con las prácticas docentes: un estudio con profesores universitarios. Educación y Educadores, vol. 12, núm. 2, agosto, 2009, pp. 87-101.

VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., Campinas , v. 38, n. 138, p. 231-247, Jan. 2017.

Ratinaud, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Retrieved from http://www.iramuteq.org. 2009.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análises de dados textuais. Temas psicol, Ribeirão Preto , v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

VIEIRA, V. M. de O.; RESENDE, M. R.; CUNHA, V. G. R. da; VIEIRA, C. de O. Estado do conhecimento: práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento profissional docente do professor da Educação Superior. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 300–324, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2994. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2994. Acesso em: 24 abr. 2024.