O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Alex Caldas Simões Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Maria Carmen Aires Gomes Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.301

Resumo

Em nossa exposição, apresentaremos a teoria sistêmico-funcional proposta por Hasan (1989) como forma de instrumentalizar os professores de língua portuguesa para o trabalho com os gêneros multimodais em sala de aula.  A partir de Simões (2010) apresentaremos a configuração do gênero charge – depreendidas da análise de um corpus de 20 exemplares de charges de autoria de  Júlio Erthal, contidas no livro Fatores de Risco  (1998) – e como este pode ser trabalhado em aulas de língua materna. Ao apresentarmos aos alunos a Estrutura Potencial do Gênero (EPG)  e  indicamos  ao professor  o que ensinar do gênero  quando trabalhar com a charge  (seus estágios obrigatórios)  e  como instrumentalizar esse gênero no ensino de língua materna  (evidenciando  a sua configuração na EPG). Tendo em vista esta assertiva teórica, construímos nossas proposições didáticas para o ensino de língua portuguesa com o gênero charge. Nossa proposição didática consiste na apresentação de conceitos-chave da teoria de gêneros para os alunos; na pesquisa orientada sobre o gênero, por meio de um roteiro de perguntas direcionado; na exposição simplificada da Estrutura Potencial do Gênero (EPG); e na resolução de exercícios que fixem o ntendimento dos estágios obrigatórios do gênero. 

Biografia do Autor

Alex Caldas Simões, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Alex Caldas Simões é professor universitário e pesquisador das ciências da linguagem no estado do Espírito Santo (ES). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduado em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tem se dedicado a configuração de gêneros discursivos, ao estudo das relações gênero/suporte e ao ensino de língua materna.

Maria Carmen Aires Gomes, Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Maria Carmen Aires Gomes é Pós-Doutora em Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professora Associada I do Departamente de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora e Mestra em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua com os seguintes temas de estudo: Análise de Discurso Crítica, Análise de Gêneros, Linguística Sistêmico-Funcional e Representação dos Atores Sociais e Multimodalidade, e Ensino de Língua Materna.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

SIMÕES, A. C.; GOMES, M. C. A. O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.301. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/301. Acesso em: 20 abr. 2024.