A relação de estudantes com a escolha do tema para seus projetos de pesquisa: mobilização e sentido para pesquisar

Autores

  • Uly Alves Moreira Universidade Federal do Ceará - Graduanda de Pedagogia
  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará - Professor

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3093

Palavras-chave:

Educação, Estudantes universitários, Disciplinas eletivas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo categorizar os móbeis que impulsionam a escolha dos temas dos projetos de pesquisa elaborados pelas equipes que cursaram a disciplina de metodologia cientifica no semestre 2017.1, do curso de Pedagogia – noturno, da Universidade Federal do Ceará. Para tratar sobre esse assunto, fizemos uso da conceituação de Charlot (2000) sobre móbeis, mobilização e sentido. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, na qual se utilizou como instrumento de construção de dados um questionário com questões objetivas e subjetivas. Após serem estudados e analisados os dados, a análise aponta como resultados os principais móbeis que se sintetizam em três grandes tipologias: 1) o desejo de conhecer melhor o tema, 2) a relação entre o trabalho do estudante e o tema e 3) a relação entre vivências e/ou situações de cunho pessoal dos estudantes e o tema. Essas tipologias de móbeis foram essenciais para o reconhecimento do tema como sendo relevante pelas equipes. Neste sentido, conclui-se que esses móbeis que impulsionaram os indivíduos na escolha do tema estão muito vinculados às suas histórias de vida e experiências particulares, sobre as quais os estudantes desejam trazer para a discussão e/ou conhecer mais aspectos ligados aos temas.

Biografia do Autor

Uly Alves Moreira, Universidade Federal do Ceará - Graduanda de Pedagogia

Graduada em Economia Doméstica, Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduanda em Gestão Escolar, Faculdade Ateneu.

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará - Professor

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

Referências

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, ano 57, n. 5, p. 611 – 614, set./out. , 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a19v57n5>. Acesso em: 12 jul 2018.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GERHARDT, Tatiana Engel. Org. Métodos de pesquisa. Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 174.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

MOREIRA, U. A.; DIEB, M. A relação de estudantes com a escolha do tema para seus projetos de pesquisa: mobilização e sentido para pesquisar. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 116–128, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3093. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3093. Acesso em: 25 abr. 2024.