O JOVEM LEITOR E AUTOR – COMO RESGATAR O PRAZER PELA LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Thyally Louyse Gonçalves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.324

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi discutir os fatores que levam alunos/as ingressantes no ensino superior a chegarem à universidade desinteressados/as pela leitura e pela escrita, considerando-se para esse pressuposto a experiência do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas com a oferta de disciplinas de texto na Universidade de Brasília. Para lograr esse objetivo, foram elaborados questionários abertos acerca de leitura, aplicados a um grupo natural pré-determinado a fim de gerar dados empíricos. Os dados foram analisados de acordo com teorias de letramento (Kleiman, 1995), da importância da leitura e da escrita (Dias e Bessa, 2011; Pennac 2008) e dos conceitos de leitura (Garcez, 2004; Kleiman 1999), e tomando como método analítico a análise de conteúdo (Bauer, 2002; Franco, 2005). Com as análises empreendidas, confirmou-se que a maioria dos/as estudantes participantes se desinteressou pela leitura a partir do momento que esta se tornou uma obrigação escolar. Assim, os resultados desta investigação podem ser úteis para se pensar uma reformulação do ensino formal de leitura.

Biografia do Autor

Thyally Louyse Gonçalves, Universidade de Brasília

Formanda em Letras português pela Univesidade de Brasília. Trabalha com pesquisas na área de Linguística, voltada para discursos, representações sociais e textos. 

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

GONÇALVES, T. L. O JOVEM LEITOR E AUTOR – COMO RESGATAR O PRAZER PELA LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.324. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/324. Acesso em: 19 abr. 2024.