Práticas colaborativas identificadas no ensino básico: um estudo de caso em Minas Gerais

Autores

  • Ana Paula Bossler Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Pedro Zany Caldeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3268

Palavras-chave:

Instrução colaborativa, medo da crítica, medo da competição

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer as práticas colaborativas desenvolvidas entre professores brasileiros do ensino básico. Uma pesquisa on-line buscou conhecer as práticas de ensino dos professores e o respectivo grau de colaboração. A pesquisa foi respondida por 79 professores do ensino básico, principalmente do estado de Minas Gerais. Os resultados apontam para que, muito embora os participantes conheçam as vantagens das práticas de instrução colaborativa, eles não cooperam entre si. Na verdade, eles nem compartilham planejamentos de aulas e muito menos materiais educacionais. As poucas práticas colaborativas observadas incluíram uma Feira de Cultura escolar e uma Feira de Conhecimento. No entanto, nas observações realizadas a esses eventos, as práticas observadas não podiam ser classificadas como colaborativas porque: as equipes de alunos competiam entre si, os alunos não eram encorajados pelos professores a olhar o trabalho dos seus colegas e as feiras resultaram somente em coleções não relacionadas de tarefas e em um grande amontoar de pessoas. Em um terceiro momento, foram realizadas entrevistas a quatro professores, que possibilitaram entender por que os professores geralmente não estão envolvidos em trabalhos e tarefas colaborativas: por medo de críticas (eles temem que seus colegas critiquem seus planos de aula ou seus materiais educacionais) e por medo da concorrência (eles temem que seus colegas possam assumir o seu cargo no futuro).

Referências

GRAHAM, M., SCARBOROUGH, H. Computer mediated communication and collaborative learning in an undergraduate distance education environment. Australian Journal of Educational Technology, v. 15, n. 1, p. 20-46, 1999. Disponível em http://www.ascilite.org.au/ajet/ajet15/graham.html. Acesso em 22 jan. 2004. doi: https://doi.org/10.14742/ajet.1845

GROSSMAN, P., WINEBURG, S., WOOLWORTH, S. (2001). Toward a Theory of Teacher Community. The Teachers College Record, v. 103, p. 942-1012, 2001. doi:10.1111/0161-4681.00140

HILTZ, S. R., BENBUNAN-FICH, R., COPPOLA, N., ROTTER, N., & TUROFF, M. Measuring the importance of collaborative learning for the effectiveness of ALN: a multi-measure, multi-method approach. Journal of Asynchronous Learning Networks, 4 (2-3), 2000. Disponível em <http://www.aln.org/alnweb/journal/jaln-vol4issue2-3.htm>. Acesso em: 27 mai. 2015.

HUGHES, S.E., WICKERSHAM, L.E., RYAN-JONES, D.L., SMITH, S.A. Overcoming social and psychological barriers to effective online collaboration. Educational Technology and Society, v. 5, n. 1, p. 86-92, 2002.

KUH, L. P. Teachers talking about teaching and school: collaboration and reflective practice via Critical Friends Groups. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 22, n. 3, p. 293-314, 2016. doi:https://doi.org/10.1080/13540602.2015.1058589

LASSONDE, C. A., ISRAEL, S. E. Teacher Collaboration for Professional Learning: Facilitating Research, Study and Inquiry Communities. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 2010.

LAVE, J., WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1991.

LEE, V.E., & SMITH, J. Collective responsibility for learning and its effects on gains in achievement and engagement for early secondary students. American Journal of Education, v. 104, p. 103-147, 1996.

MCINERNY, C. The Surprising Loneliness of Teaching. StateImpact Indiana, Guest Blogm 2016. Disponível em <http://indianapublicmedia.org/news/guest-blog-surprising-loneliness-teaching-96902/>. Acesso em 12 jun. 2017.

PONTE, J. P., SEGURADO, I., & OLIVEIRA, H. What happens when pupils work on mathematical investigations? In A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg (Eds.), Working towards a common goal: Collaborative paths in mathematics teacher education (pp. 85–97). Dordrecht: Kluwer, 2003.

SCHÖN, D. A. Educating the reflective practitioner. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1987.

SCHRAGE, M. Shared Minds: The New Technologies of Collaboration. Londres: Random House, 1992.

WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, E. Conceptual Tools for CoPs as Social Learning Systems: Boundaries, Identity, Trajectories and Participation. In Chris Blackmore (Ed.). Social Learning Systems and Communities of Practice (pp. 125-144), Londres, Springer, 2010.

WENGER, Etienne, MCDERMOTT, R. SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2002.

ZEICHNER, K. M., LISTON, D. P. Reflective teaching: An introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

BOSSLER, A. P.; CALDEIRA, P. Z. Práticas colaborativas identificadas no ensino básico: um estudo de caso em Minas Gerais. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 74–86, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3268. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3268. Acesso em: 24 abr. 2024.