OFICINAS DE FORMAÇÃO: OBSERVATÓRIOS DE ARTES E CONHECIMENTOS

Helena Fontoura, Gianine Pierro

Resumo


Este trabalho propõe questões que articulam os campos das artes e da formação docente, quanto à produção e construção de conhecimentos, foco de nossa pesquisa nesta área com propósito de pensar contribuições para a reflexão sobre uma política de formação docente na visão democrática frente ao acesso aos bens de produção social e cultural, usando as bases do pensamento de Morin, Nóvoa e Maturana, entre outros autores. A presente comunicação se volta para o processo de construção de oficinas de imagens desenvolvidas em uma escola pública de um município do Estado do Rio de Janeiro, com o envolvimento de professores e licenciandos, onde buscamos cartografar o processo de apropriação e as falas do grupo quando provocados a expressar impressões e percepções de seus saberes e fazeres frente ao percurso de sua formação. Acreditamos contribuir para as reflexões sobre formação de professores na parceria universidade-escola, instituições produtoras de saber e arte no sentido da socialização de conhecimento e de cultura.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.