OFICINAS DE FORMAÇÃO: OBSERVATÓRIOS DE ARTES E CONHECIMENTOS

Autores

  • Helena Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gianine Pierro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.330

Resumo

Este trabalho propõe questões que articulam os campos das artes e da formação docente, quanto à produção e construção de conhecimentos, foco de nossa pesquisa nesta área com propósito de pensar contribuições para a reflexão sobre uma política de formação docente na visão democrática frente ao acesso aos bens de produção social e cultural, usando as bases do pensamento de Morin, Nóvoa e Maturana, entre outros autores. A presente comunicação se volta para o processo de construção de oficinas de imagens desenvolvidas em uma escola pública de um município do Estado do Rio de Janeiro, com o envolvimento de professores e licenciandos, onde buscamos cartografar o processo de apropriação e as falas do grupo quando provocados a expressar impressões e percepções de seus saberes e fazeres frente ao percurso de sua formação. Acreditamos contribuir para as reflexões sobre formação de professores na parceria universidade-escola, instituições produtoras de saber e arte no sentido da socialização de conhecimento e de cultura.

Biografia do Autor

Helena Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada Faculdade de Formação de Professores UERJ Corpo Docente do Mestrado em Educação -processos formativos e desigualdades sociais

Gianine Pierro

Professora Adjunta Faculdade de Formação de Professores UERJ

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

FONTOURA, H.; PIERRO, G. OFICINAS DE FORMAÇÃO: OBSERVATÓRIOS DE ARTES E CONHECIMENTOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.330. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/330. Acesso em: 28 mar. 2024.