MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Thereza Carolina Gonçalves Vieira
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.336

Resumo

Sabendo-se que a educação do homem é um processo complexo que se constrói ao longo de toda uma vida e não somente nos anos iniciais da escola, o presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educabilidade humana e sua relação com a mediação realizada pelo professor. Destacando a dimensão ética, valores como a cidadania e a forma de tratá-los com o jovem universitário, considera que ele já é cidadão antes mesmo de exercer este papel. Dessa perspectiva, surge o questionamento: como tratar de ética, moral, princípios (ou regras básicas de comportamento) e valores como honestidade, bondade, virtude com jovens universitários de forma a promover mudança de comportamento e atitude orientando-os para alcançarem a aprendizagem significativa? Como promover o aprimoramento das faculdades intelectuais, físicas e morais do indivíduo que, através da aprendizagem consegue transformar-se em cidadão pensante e atuante? Para minimizar os comportamentos antissociais é preciso associar aprendizagem e educação em valores. Para tanto, faz-se necessário rever como a ética é abordada na formação dos estudantes.

Biografia do Autor

Thereza Carolina Gonçalves Vieira

Mestre em Educação (UNIUBE/2012), Especialista em Docência Universitária (UNIUBE/2004), Bacharel em Administração (FCETM/1989). Tem experiência na Educação Superior, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Metodologia do Trabalho Científico; Preceptoria/Tutoria e Docência (EAD), Roteiros N/P (EAD); Comissão Própria de Avaliação (CPA); Programas de Pós-Graduação. Atualmente, está concluindo pesquisa nas áreas de Ética, Educação e Formação em Valores, como bolsista da FAPEMIG.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Faz parte dos grupos de pesquisa Mediação Pedagógica UFPB e Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade UNIUBE. Atualmente, é docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Suas pesquisas tratam sobre avaliação, fraude acadêmica e ética.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

GONÇALVES VIEIRA, T. C.; DE ALMEIDA PIMENTA, M. A. MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.336. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/336. Acesso em: 29 mar. 2024.