Internacionalização da educação superior e redes de acreditação na América Latina: teias do pensar democrático

Autores

  • Margareth Guerra dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP Rod. JK, s/n, Bairro Universidade Macapá - AP http://orcid.org/0000-0002-9881-2853

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v11i4.3449

Palavras-chave:

Democracia. Internacionalização da Educação Superior na América Latina. Redes de Agências de Acreditação e Avaliação.

Resumo

A temática relativa às redes de agências de acreditação e avaliação da qualidade da educação superior surge no contexto da internacionalização e do movimento de integração entre os países. Esse contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, por meio dessas redes. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dessas redes e as relações que dentro delas se tecem, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior de características hegemônicas no subcontinente, é o objetivo deste texto, que, por sua vez, se vale de pesquisa cujas opções metodológicas incluíram a seleção de duas redes, Riaces e Rana, a escolha intencional de sujeitos de pesquisa dentre seus gestores e especialistas e a técnica de coleta de dados de produção de narrativas.

Biografia do Autor

Margareth Guerra dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP Rod. JK, s/n, Bairro Universidade Macapá - AP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS (Capes conceito 6), Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (Capes 5).Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. Pesquisadora do grupo INOVAVAL (UFRGS), do Grupo GEMTE (UNIFAP) e da Rede UNIVERSITAS (BRASIL). Atua na área de Políticas públicas. Elaborou o Projeto de Capacitação em nível de extensão “Violência contra mulher: Táticas e processos de transformação, aprovado e financiado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres - SPM, da Presidência da Republica. Tendo acumulado experiência e estudos na área de políticas para mulheres. É consultora do INEP, atuando como avaliadora das condições do ensino superior desde 2006. Tem produção cientifica na área da educação, com experiência docente na área do Planejamento e Políticas Públicas. Atualmente, é coordenadora de Projeto de pesquisa na área da avaliação da qualidade e coordenadora do curso de capacitação em nível de extensão “Violência contra Mulher: Táticas e processos de transformação. Possui experiência em gestão da educação básica (Diretora de Unidade de Ensino), gestão da educação superior (Pro – Reitora, Diretora de Departamento de Educação (COEG), de Educação à distância (Coordenação de Curso).

Referências

SANTOS, M. G. dos. As Redes de Agências de Avaliação da Qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina: RANA e RIACES. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

______. Teias do pensar democrático presentes nos discursos dos atores das Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior na América Latina: as vozes do lado de lá. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

SERIKAWA, L. K. dos S. Acreditação e qualidade da Educação Superior: abrindo a caixa-preta do Sistema de Acreditação de Cursos Superiores, Mercosul. Brasília: UNB, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares-CEAM/UNB, Universidade de Brasilia, 2014.

SOBRINHO, J. D.; Brito Dias Rafael. Acreditação da Educação Superior e C&T: politicas e ideologia. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas/SP, Universidade de Sorocaba, v. 11, Dez., 2006.

SANTOS, B. de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Porto/Portugal: Afrontamento, 2003.

______. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre ciências. São Paulo: Cortez, 2006. (edição revisada)

______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo/SP: Cortez, 2008.

SANTOS, B. de S.; FILHO, N. de A. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. In: ____. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra/Portugal: Almedina, 2008b.

TEODORO, A. Globalização e educação - políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

UNESCO. INFORME MUNDIAL: hacia las sociedades del conocimiento - PARIS: UNESCO, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

SANTOS, M. G. dos. Internacionalização da educação superior e redes de acreditação na América Latina: teias do pensar democrático. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 4-Esp, p. 73–88, 2018. DOI: 10.18554/rt.v11i4.3449. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3449. Acesso em: 25 abr. 2024.