Integração latino-americana para a educação infantil: em foco as políticas intersetoriais recomendadas pela Unesco

Autores

  • Camila Maria Bortot Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v11i4.3451

Palavras-chave:

UNESCO. América Latina. Políticas Intersetoriais. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi examinar as orientações propaladas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura nos relatórios Participación de Las Familias en La Educación Infantil Latinoamericana e Síntesis Regional de Indicadores de La Primera Infancia, ambos datados em 2004. Ilustrado por meio de Mapas Conceituais, os documentos evidenciam ‘boas práticas’ de programas de países da América Latina, e, orientam que a educação na primeira infância é uma oportunidade para se assegurar melhores resultados na educação posterior, tendo em vista que uma experiência educativa bem-sucedida nos primeiros anos ocasiona importantes benefícios sociais, educativos e econômicos no futuro. Tais orientações assinalam a uma Agenda Regionalmente Estruturada para a etapa analisada, por meio de ações intersetoriais entre educação-saúde das crianças e de suas famílias. Conclui-se que a ênfase em práticas intersetoriais se figuram como um dos antídotos para o alívio e gestão da pobreza, bem como a manutenção do capital humano futuro, para prefigurar, tendencialmente, na dinâmica geopolítica que envolvem as políticas para a educação infantil na América Latina.

Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Pedagoga pela UEM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e, pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina Professora Associada. Aposentada da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

BORTOT, C. M.; LARA, Ângela M. de B. Integração latino-americana para a educação infantil: em foco as políticas intersetoriais recomendadas pela Unesco. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 4-Esp, p. 109–149, 2018. DOI: 10.18554/rt.v11i4.3451. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3451. Acesso em: 29 mar. 2024.