Universidade na América Latina: fundamentos da integração e redes de conhecimento

Autores

  • Célio da Cunha Universidade Católica de Brasilia - UCB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v11i4-Esp.3457

Palavras-chave:

Redes de investigação. Integração acadêmica. América Latina.

Resumo

Uma das direções temáticas proposta para esse painel sobre redes de investigação refere-se à integração acadêmica e solidária da região e sua importância nos processos de formulação de políticas públicas e tomadas de decisões na educação superior. Trata-se de um tema que pode ser abordado por diversos ângulos. Com o objetivo de oferecer não mais do que alguns subsídios, farei inicialmente uma abordagem do contexto social, econômico e cultural da América Latina, pois as redes de investigação precisam ter um sentido construído e sedimentado considerando os delineamentos históricos e culturais, como também os impasses e dilemas da região. Para tanto, utilizarei, entre outros documentos e fontes, o Estudo Comparativo dos Sistemas Educacionais dos Países da Unasul, elaborado sob minha coordenação, em 2015.

Biografia do Autor

Célio da Cunha, Universidade Católica de Brasilia - UCB

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1987)
Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Catolica de Brasilia , Brasil

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

CUNHA, C. da. Universidade na América Latina: fundamentos da integração e redes de conhecimento. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 4-Esp, p. 7–26, 2018. DOI: 10.18554/rt.v11i4-Esp.3457. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3457. Acesso em: 23 abr. 2024.