Poder, geopolítica e mobilização do conhecimento: a Universidade em questão.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v11i4-Esp.3458

Palavras-chave:

Geopolítica, conhecimento, poder, mobilização do conhecimento, universidade, classes populares

Resumo

O artigo retoma algumas aportações dos conceitos de geopolítica do conhecimento, em particular sobre as lógicas de distribuição do poder e sua relação com o conhecimento para tratar da relação entre os setores populares e a universidade a partir do conceito de “mobilização do conhecimento” (Pérez Mora, Cruz Sánchez, & García Ponce de León, 2018; Pérez Mora & Inguanzo Arias, 2018). Partindo de romper esquemas estáticos da distribuição de poder e saber, se propõe o conceito, o qual parte do dinamismo do conhecimento e o potencial que se gera em sua mobilização com os diferentes atores, colocando especial ênfase nos setores sociais tradicionalmente excluídos dos direitos cidadãos, sociais, culturais e econômicos.

Biografia do Autor

Ivanise Monfredini, Universidade Católica de Santos

Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Ciências da Educação e Comunicação - Universidade Católica de Santos

Ricardo Pérez Mora, Universidad de Guadalajara

Doctor en educación por la Universidad de Guadalajara, profesor investigador de tiempo completo y Jefe de Departamento de Políticas Públicas de la Universidad de Guadalajara. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores

Referências

BORON, Atilio A. 2008. Consolidando la Explotación. La academia y el banco Mundial contra el pensamiento crítico. Córdoba: Espartaco.

DUBE, S.. Introducción: cuestiones acerca de las modernidades coloniales. In Modernidades coloniales: otros pasados, historias presentes. 1st ed., pp. 13–48, 2004. México: El Colegio de México A. C.

DUSSEL, E. . Sistema-mundo y transmodernidad. In Modernidades coloniales: otros pasados, historias presentes. 1st ed., pp. 201–226, 2004. México: El Colegio de México.

FOUCAULT, M. . Microfísica del poder. 3rd ed. 1992. Madrid: Las Ediciones de la Piqueta.

GROSFOGUEL, R. (2002). Colonial difference, geopolitics of Knowledge, and global coloniality in modern/colonial capitalist world-system. Review Fernand Braudel Center. Rechearch Foundation of State University of New York, 25(3), 203–224.

LEHER, Roberto. Movimentos Sociais, padrão de acumulação e crise da universidade". Trabalho para o GT 11. In: 37a Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis, 16p. 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/movimentos-sociais-padrao-de-acumulacao-e-crise-da-universidade, acesso em: 08/07/2017.

MAGALHÃES, A. M. . A identidade do ensino superior: a educação superior e a universidade. Revista Lusófona de Educação, 7, 13-40. 2006.

MIGNOLO, W. D. . Capitalismo y geopolítica del conocimiento. In Modernidades coloniales: otros pasados, historias presentes. 1st ed., pp. 227–260, 2004. México: El Colegio de México A. C.

MONFREDINI, Ivanise. (2015). Ciência para Inclusão Social no Brasil: uma análise crítica. In: Sinéctica Revista Electrónica de Educación, v.44, p.1 - 19, 2015.

MORIN, E. (2001). El método IV. Las ideas. Su hábitat, su vida, sus costumbres, su organización. Madrid: Catedra, Teorema.

PÉREZ MORA, R., CRUZ SÁNCHEZ, G. N., & GARCÍA PONCE DE LEÓN, O. (2018). Las condiciones y retos para la movilización del conocimiento en México. Revista Lusófona de Educação, 39(39), 97–111.

PÉREZ MORA, R., & INGUANZO ARIAS, B. Li. (2018). La movilización del conocimiento en las políticas científicas en México. Revista Horizontes Sociológicos, 5(Julio-diciembre), 69–81.

POPKEWITZ, T. S. (1994). Política, conocimiento y poder: algunas cuestiones para el estudio de las reformas educativas. Revista de Educación, (305), 1–29.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4a. edição. São Paulo, Cortez, 1997.

SLATER, D. (2008). Re-pensando la geopolítica del conocimiento: reto a las violaciones imperiales. Tabula Rasa, 8(enero-junio), 335–358.

VISVANATHAN, Shiv. Convite para uma guerra da ciência. In: SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. 2a. ed. São Paulo, Cortez. 2006.

WALSH, C. (2003). Las geopolíticas del conocimiento y la colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo. Polis. Revista Académica Bolivariana, 1(4), 1–26.

ZINGANO. Marco. Sobre o qualis periódicos 2015- Filosofia e o risco de sepukku. In: Revista ADUSP. Revista no.60-maio/2017. Acesso via http://www.adusp.org.br/index.php/imprensa/revista-adusp/2872-maio-2017 em 08/06/2017.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

MONFREDINI, I.; MORA, R. P. Poder, geopolítica e mobilização do conhecimento: a Universidade em questão. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 4-Esp, p. 150–167, 2018. DOI: 10.18554/rt.v11i4-Esp.3458. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3458. Acesso em: 24 abr. 2024.