Metodologias ativas e o uso do Facebook como interface colaborativa na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3510

Palavras-chave:

Redes sociais. Formação docente. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo apresenta observações e reflexões sobre a aplicação do Facebook como recurso de ensino-aprendizagem, considerando-o um suporte para promover aproximação e interação dos estudantes, numa turma de 26 alunos de uma disciplina específica de um curso superior de uma instituição privada de Curitiba. Caracteriza-se tal pesquisa como um procedimento de pesquisa-ação, de abordagem qualitativa que partiu de uma experiência empírica. A fim de proporcionar meios de aprendizagem mais acessíveis e próximos ao perfil dos alunos, todos da geração Y, foi criado pela professora um grupo fechado no Facebook, no qual foi promovida a interação dos alunos com o objetivo de verificar a aceitação e engajamento por meio de uma mídia social, no que diz respeito ao seu uso como recurso educacional. Coube ainda uma reflexão sobre a formação docente numa visão complexa para atuar nesse contexto e apreciação da ubiquidade como um desafio já instalado na realidade da educação.

Biografia do Autor

Maria Paula Mansur Mäder, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores;Mestre em Comunicação e Linguagens; Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens; licenciatura em Letras-Português e bacharelado em Comunicação Social. Docente da área de Comunicação Social do Unibrasil Centro Universitário.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. 

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 17, n. 25, p. 45-47, 2015.

_________________________. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

EBELING, F.; BOHADA, E. O Facebook no Ensino Superior: transgressão e transformação. In. ROSADO, L. A.; BOHADA, E.; FERREIRA, G. (Orgs.) Educação e Tecnologia: parcerias 2.0. Rio de Janeiro: Ed. Universidade Estácio de Sá, 2013.

GABRIEL, Martha. Educar. A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

JONES, Vicki; JO, Jun H. Ubiquitous learning environment: An adaptive teaching system using ubiquitous technology. In: Beyond the comfort zone: Proceedings of the 21st ASCILITE Conference. 2004. p. 474.

MODESTO, Marcelo. Uso das redes sociais na educação avança, mas ainda apresenta grandes desafios. 20 de abril de 2011. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na-educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios/ >Acesso em 27/02/2016.

MORAES, M.C. Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente. In: MORAES, M.C.; NAVAS, J.M. (orgs) Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. P. 175-205.

SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. 04 de abril de 2013. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/desafios-da-ubiquidade-para-a-educacao> Acesso em 27/02/2016.

__________. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. v. 2 n. 1, p. 17-22, 2010.

__________. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, A; SOMMERMAN, A. (orgs) Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS, E.; WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v.13, n. 38 p. 285-303. Curitiba, 2013.

TSUKAMOTO, N., FIALHO, N. e TORRES, P.L. A face educacional do Facebook. Um relato de experiência. In. PORTO, Cristiane, SANTOS, Edméia (Orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação/Seed, 2005.

________. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR.

VERGARA, Sylvia Constante. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

MÄDER, M. P. M.; BEHRENS, M. A. Metodologias ativas e o uso do Facebook como interface colaborativa na Educação Superior. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 101–116, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3510. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3510. Acesso em: 29 mar. 2024.