Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior

Thiago Henrique Barnabé Corrêa

Resumo


O presente texto busca promover uma leitura da extensão como componente formativo no ensino superior, considerando as cinco diretrizes que a norteiam, as quais são descritas na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e reiteradas nas Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira (2018): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e, impacto e transformação social. A pertinência deste trabalho está na necessidade de se entender o papel central da universidade no século XXI, bem como sua função social e potencializadora na formação dos estudantes, adotando esta como uma possível lente de análise capaz de intervir em benefício coletivo.


Palavras-chave


extensão. formação universitária. transformação social.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3560

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