O DESAFIO DO ENSINO DE ENGENHARIA FRENTE AOS PROBLEMAS ECONÔMICOS, ENERGÉTICOS E A SUSTENTABILIDADE.

Autores

  • Aline Fernanda Furtado IFTM CAMPUS PATROCINIO PROFESSOR EBTT

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.376

Resumo

O presente trabalho trata da formação de engenheiros no Brasil tendo em vista os novos desafios do século XXI. Nos últimos vinte anos o progresso científico e tecnológico alcançou o Brasil e com o estreitamento das relações comerciais internacionais advindas da globalização, o setor industrial brasileiro precisou se modernizar para acompanhar o ritmo dos novos hábitos de consumo da população. Com a modernização, novas exigências passaram a ser impostas aos perfis dos profissionais das áreas técnicas e adjacências. Tais exigências acabaram refletindo nas instituições de ensino tecnológico de nível superior, responsáveis por suprir a demanda de profissionais capacitados, especialmente engenheiros de diversas especialidades, requerendo habilidades como iniciativa, criatividade, liderança, autonomia e capacidade de solucionar problemas. Com este trabalho foi possível investigar a situação atual do ensino de engenharia no Brasil, conhecer as opiniões e expectativas de estudantes e docentes e, discutir estratégias de ensino e a viabilidade de sua aplicação na sala de aula. Foi proposta também uma reflexão sobre o modelo curricular adotado pela maioria das instituições de ensino na área de engenharia pesquisadas, além de refletir sobre a capacitação do docente para formar o engenheiro que o mercado de trabalho busca.

Biografia do Autor

Aline Fernanda Furtado, IFTM CAMPUS PATROCINIO PROFESSOR EBTT

Engenheira Eletricista graduada pela Universidade Federal de Uberlandia em 2006, especialista em Docência no Ensnino Superior pela PUC Minas em 2012. Professora Ensino Básico Técnico e Tecnologico IFTM Campus Patrocínio MG

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

FURTADO, A. F. O DESAFIO DO ENSINO DE ENGENHARIA FRENTE AOS PROBLEMAS ECONÔMICOS, ENERGÉTICOS E A SUSTENTABILIDADE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i1.376. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/376. Acesso em: 25 abr. 2024.